Decálogo do Advogado(Eduardo COUTURE)

1. ESTUDA.
O Direito está em constante transformação;

2. PENSA.
Estudando se aprende o Direito, mas é pensando que se ele exerce;

3. TRABALHA.
A advocacia é uma árdua tarefa posta a serviço da justiça;

4. LUTA.
Teu dever é lutar pelo direito, mas, se acaso um dia encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça;

5. SÊ LEAL.
Leal para o cliente, a quem não deves abandonar senão quando te convenceres de que é indigno de si. Leal para com o teu adversário, ainda quando ele seja desleal para contigo. Leal para com o juiz, que desconhece os fatos, e que deve confiar no que lhe dizes; e que, mesmo quanto ao direito, às vezes tem de aceitar aquele que invocas;

6. TOLERA.
Tolera a verdada alheia assim como queres que a tua seja tolerada;

7. TEM PACIÊNCIA.
O tempo vinga-se de todas as coisas feitas sem a sua colaboração;

8. TEM FÉ.
Crê no direito como o melhor instrumento para o humano convívio; crê na justiça como o objetivo normal do direito; crê na paz como substitutivo piedoso da justiça; acima de tudo, crê na liberdade, sem a qual não há direito, nem justiça, nem paz;

9. ESQUECE.
A advocacia é uma luta de paixões. Se cada batalha deixar em tua alma um rancor, logo chegará o dia em que a vida se terá tornado impossível para ti. Findo o combate, esquece a tua vitória tão depressa quanto a tua derrtoa;

10. AMA ATUA PROFISSÃO.
Procura estimar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te pedir conselho sobre o seu destino, consideres uma honra para ti aconselhá-lo a que se faça advogado.

Eu nunca imaginei que gostaria tanto dessa profissão quanto gosto hoje.
Eu não sabia que ela, apesar das imensas leituras e infinitos artigos, seria o que após dois pequenos meses é e representa para mim.
Ainda tenho dúvidas do que será daqui pra frente, do cansaço e das frustações, mas na balança a alegria tem superado as adversidades, e assim eu tenho aprendido e crescido, dia após dia...


Nenhum comentário: